Conceitos-chave
Tipos de chamadas
Programe seu sistema para efetuar uma chamada à API da Talk SMS, conforme o tipo de integração:
Tipos de integração | Detalhes |
HTTP |
sistema deve realizar uma chamada para a URL, enviando os parâmetros por meio de variáveis GET ou POST:
https://api-sms.talkcomm.com.br/api/[nome do metodo]/[nome da ação].
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Web Services | A requisição é feita por uma chamada JSON ou XML ou parâmetros ou tag forms html, obtendo como retorno uma string de texto com formato detalhado ao longo desta documentação. |
Autenticação
Em todas as chamadas, devem ser identificadas sua conta e senha de integração que enviamos por e-mail. Caso haja erro na autenticação, o respectivo código de erro será retornado.
Nome | Obrigatório | Formato | Descrição |
Usuario | Sim | string (20) | Nome da conta utilizada pelo cliente. |
Senha | Sim | string (20) | Senha de integração da conta. |
Parâmetro Id
Ao enviar um SMS, recomendamos que você utilize o parâmetro Id. Ele serve como um identificador único de sua mensagem em nossa plataforma e pode ser utilizado para consulta de status ou mesmo para proteção contra envios duplicados.
O parâmetro Id também pode ser substituido pelo Código de Integração presentes quando postados via JSON ou XML e também nas consultas de status dos SMS.
Controle das mensagens trafegadas
Você pode utilizar o Id para identificar cada mensagem tanto em seu sistema quanto em nossa plataforma, facilitando o cruzamento de informações, caso seja necessário para auditoria ou para depuração de erros.
Formato e codificação dos campos
Fique atento à formatação e codificação dos diferentes tipos de campos utilizados nas chamadas:
Tipos de Campo | Detalhes |
string | As variáveis devem ser URL Encoded, especialmente quando se trata do conteúdo da mensagem. |
Data e hora | dd/mm/aaaa hh:mm:ss |
Celular |
Código de país + código de área + número. Exemplo: 555199887766. |
Mensagem | string alfanumérica com um limite de 150 caracteres. |
Tratamento do retorno das chamadas
A cada chamada de integração, diversos códigos de retorno serão retornados. Recomendamos que você utilize em seu código-fonte uma estrutura do tipo switch/case para tratamento desses retornos. Exemplo:
$retorno = substring($retornoIntegracao, 0, 3) switch ($retorno) { case 000: /*mensagem enviada com sucesso*/ break; case 080: /*mensagem com Id repetido*/ break; default: /*retorno não identificado*/ break }
Status do SMS
Status | Detalhes |
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Operadora confirma o recebimento pelo celular de destino. |
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Operadora confirma o não recebimento pelo celular de destino. |
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Operadora não retornou informação sobre o envio. |
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Fora do plano de numeração | Celular destinatário é inválido (número não existe). |
Blacklist | O celular destinatário do SMS foi encontrado em uma lista de bloqueio da conta. |
Limpeza preditiva | O celular destinatário foi bloqueado por nosso exclusivo algoritmo de limpeza preditiva de base (para mais informações, consulte nossa equipe). |
Cancelado | SMS com envio cancelado pelo usuário ou pelo sistema de integração. |